top of page

Rayan Ruiz

Produtor e Roteirista

Roteirista e produtor audiovisual pós-graduado em roteiro de ficção pelo SENAC-SP e bacharel em psicologia pela FMU, Rayan Ruiz é natural de São Paulo e compartilha uma longa história de amor com a escrita e com a mídia audiovisual.


Desde 2014, colabora com Nate Buzelli, seu amigo de colégio, em projetos audiovisuais, tendo sido consultor em Garoa (curta-metragem exibido no Festival de Cannes, 2017) e co-roteirista de O Autor (2016). Em 2017, os dois recebem menção honrosa no FRAPA , um dos maiores festivais de roteiro do Brasil, pelo episódio piloto de Inerte.


Em 2018 vem a primeira colaboração direta também como produtor, no celebrado curta-metragem Interior, o qual foi premiado no SENAC em 2016, antes de sua produção, a primeira pela recém nascida endofilmes®, na qual é um dos fundadores. Nos anos seguintes, é também produtor e roteirista dos curtas-metragens Amai ao Próximo (que aborda a criminalização da homofobia e falso moralismo que rodeava o país), Epílogo (uma ode às perdas e derrotas trazidas pela pandemia de COVID-19) e Tudo O Que Corrói, o qual será lançado em 2024. Entre 2022 e 2023, foi também consultor criativo para o longa-metragem As horas seguintes.


Além de seu trabalho no meio audiovisual, Rayan também é psicólogo e analista do comportamento, uma paixão antiga que contribui fundamentalmente para o seu processo criativo e desenvolvimento de narrativas atuais, relevantes e com muito cuidado para com seus personagens.


Entre suas principais referências no meio artístico estão Alfred Hitchcock, Quentin Tarantino, Stan Lee & Jack Kirby, Scott Snyder, Van Gogh e Emicida.

Rayan Ruiz
bottom of page