Nate Buzelli
Diretor e Produtor
Diretor, roteirista, produtor, editor, compositor e fotógrafo, Nate Buzelli é Bacharel em Cinema e Audiovisual pela U.A.M., com passagem pela Santa Fe University of Art and Design (NM, EUA), e Master of Arts em Filme, TV e mídias digitais pela SRH Hochschule Berlin.
Natural de São Paulo (SP), Nate tem vivência de festivais nacionais e internacionais, e uma vasta experiência em diversas áreas da produção audiovisual.
"Para o artista, o importante é ser sempre curioso, se deixar instigar pelas dúvidas e buscar respostas, com o coração aberto e a própria humanidade em exercício"
Em 2018, fundou a endofilmes® em meio ao lançamento de seu segundo curta-metragem, Interior. Antes, já havia participado do 70º Festival de Cannes em 2017 com o curta-metragem, e projeto final de sua graduação, Garoa. Em Cannes, Nate experienciou palestras e workshops com grandes e premiados nomes da indústria como o mexicano Alfonso Cuarón e o romeno Cristian Mungiu.
Entre 2019 e 2022, dirigiu, produziu e/ou escreveu outros três curtas-metragens, entre eles o premiado Epílogo (2021), uma web-série em formato de masterclass, Cai pra Dentro (2021), fez a pós-produção da série documentária Something from Nothing (2021-2023), para a Khatri Film International e foi também produtor e co-diretor da campanha audiovisual de Ataíde Roberto para deputado estadual (2022).
Além de estabelecer o seu espaço como um grande cineasta, Nate quer mudar a estrutura de criação e produção do cinema no Brasil, criando um sindicato/união realmente funcional, que proteja os profissionais, os exponha para contratantes e garanta salários e horas de trabalho mais justos. O sonho é eventualmente fundar uma universidade de artes unificadas. dentro do estado de São Paulo, em que a colaboração e a comunidade prevaleçam acima de tudo.
"Eu quero, acima de tudo, que a minha carreira seja definida por um cinema global, um cinema de movimentos. E que este cresça em São Paulo. assim posso realizar o meu sonho, que é quebrar o ciclo de privilégios que existe hoje no mercado nacional; quero poder ajudar as pessoas a fazerem o mesmo".
Entre suas principais referências estão Alfred Hitchcock, Ingmar Bergman, Eric Rohmer, Steven Spielberg, Wim Wenders, Alice Rohrwacher e Kzysztof Kieślowski.